Bíblia Online
Gadget feito do site Bíblia Online

domingo, 12 de maio de 2013

Como ser uma pessoa solteira feliz (talvez, não por toda a vida)



Não é fácil, para quem quer ser solteiro, ter que ouvir em cada comemoração de aniversário o famoso: “com quem será, com quem será, com quem será quem fulano vai casar?…” Aqueles que decidem investir em outros aspectos da vida são motivo de gozação dos colegas e muitos têm tido uma vida de constante ansiedade por se sentirem pressionados pelo grupo a namorar e casar.
Não vou defender o celibato, que não é uma obrigação bíblica (Paulo mesmo disse que os bispos poderiam se casar – ver 1 Timóteo 3:2), mas dar algumas dicas para aqueles que querem ser solteiros felizes:
1) Não caia na pilha dos amigos e, ao mesmo tempo, não fique com raiva deles. Dificilmente aquela pessoa insistente, que de todas as formas quer lhe arrumar um casamento, quer o seu mal. Como ela não se sente bem só imagina que as mesmas carências delas são as suas e, por isso, quer “lhe ver bem”.
2) Estabeleça limites em seus relacionamentos. Ao mesmo tempo em que não será aquela pessoa chata “com quem não dá para brincar”, procure demarcar até onde as pessoas poderão chegar com as brincadeiras, para que a sua integridade não seja ferida. Dizer: “eu não quero este tipo de brincadeira” não é ser rude se você deixar claro que está colocando limites para o bem da relação com os próprios amigos.
3) Saiba o porquê de você querer permanecer solteiro(a). Faça uma autoanálise a fim de descobrir as razões que o(a) levaram a querer ficar só. Mas, cuidado: seja sincero (a) com você mesmo(a). Se perceber que a sua decisão é mais uma fuga dos seus traumas, medo de um novo relacionamento – e não uma opção de vida – busque ajuda psicológica. Não mascare o seu problema, mas, bata de frente com os seus “fantasmas” do passado e, assim, conseguirá espantá-los.
Deus pode atuar na sua vida e lhe ajudar a ser feliz na companhia das pessoas, mesmo que isso lhe pareça impossível no momento.
4) Faça a sua agenda pessoal e peça a Deus que lhe ajude a cumpri-la. Anote quais são as suas prioridades, tenha projetos, cultive sonhos e corra atrás deles até os alcançar. Este envolvimento evitará que demore a sua mente no assunto “namoro” ou “casamento” antes da sua hora.

5) Pratique exercícios físicos. Através deles seu organismo produzirá mais endorfinas, que lhe darão bem-estar e mais alegria para viver o tipo de vida que escolheu para o momento;
6) Faça novos amigos. O ser humano não é uma ilha para viver só, rodeado por um oceano de pessoas que não tenham influência alguma em sua vida. A psicologia moderna comprovou que para sermos felizes e resolvermos nossos problemas, precisamos nos relacionar. E a Bíblia, é claro, já dizia isso: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.” (Pv 27:17).
7) Finalmente, não procure viver sozinho a vida inteira. É uma minoria que consegue ficar sem se casar e ser feliz por toda a vida (especialmente cristãos). Deus estava certo quando disse que “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Ele sabia que chegaria o momento de você amar e ser amado (a), ganhar abraços todos os dias, elogios, carinhos e beijos na boca e que uma vida sexual saudável e satisfatória (1Co 7:3-5) lhe faria muito bem. A satisfação sexual é possível dentro do contexto de casamento, pois é esta relação a dois que dá aquele senso de segurança e de pertencer a alguém (Gn 2:24), indispensáveis para um bom relacionamento.
Se quiser permanecer solteiro (a) e sem sexo, Deus respeitará a sua decisão (Mt 19:12). Mas, se não se dominar, vale lembrar o conselho do apóstolo Paulo: “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo”. (1Co 7:9 – NTLH).
É claro que você jamais irá contrair matrimônio só por causa do sexo. A escolha do companheiro (a) de vida é a segunda coisa mais importante (em minha opinião) a se fazer (a primeira é seguir a Jesus Cristo) e uma série de fatores (até mais importantes) precisa ser levada em conta. Além disso, é necessário aprendermos a nos dominar enquanto solteiros, para que tenhamos domínio próprio depois de casados.
Deus respeita o seu tempo e as suas escolhas. Não se preocupe com o que os outros pensam por você não fazer parte do time dos casados. Seja honesto (a) em relação aos seus sentimentos e obterá a cura para as suas emoções, caso algum relacionamento passado tenha lhe ferido.
[Nota: se quiser saber como ser mais honesto (a) com Deus em relação aos seus sentimentos, leia o artigo “Abrindo o Jogo”, acessando o link: http://contato-imediato.blogspot.com]


Nenhum comentário:

Postar um comentário