Bíblia Online
Gadget feito do site Bíblia Online

sábado, 30 de junho de 2012

O precioso tesouro do tempo



Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:12.
Se quisermos partilhar enfim a recompensa dos justos, devemos aproveitar sabiamente nosso tempo de graça. Os momentos são mais preciosos que o ouro. …
A vinda do Senhor se aproxima. Não temos senão um pouco de tempo para preparar-nos. Se são menosprezadas preciosas oportunidades, isso trará em resultado prejuízo eterno. Necessitamos íntima ligação com Deus. Não estamos seguros um momento, a menos que sejamos guiados e regidos pelo Espírito Santo. …
Passam-se rapidamente… os meses. Em breve este ano, com sua carga de registros, será contado com o passado. Sejam os preciosos meses restantes dedicados a diligente trabalho por pessoas para nosso Mestre. Pudéssemos nós ver um fiel registro da maneira como passamos os meses que já se foram, seria isso satisfatório? Subtraí toda ação que não foi de benefício para ninguém, … e quão pouco resta de voluntário serviço realizado para glória de Deus! … Quantas horas preciosas foram esbanjadas em satisfação egoísta! Quantas vezes, para nos agradarmos a nós mesmos, negligenciamos oportunidades de trabalhar para Cristo! …
A vida, com seus maravilhosos privilégios e oportunidades, em breve terá fim. O tempo para aperfeiçoamento do caráter haverá passado. A menos que nos arrependamos agora de nossos pecados, e eles sejam apagados pelo sangue do Cordeiro, permanecerão no livro do Céu para nos enfrentarem no dia por vir.
A vida é breve. As coisas do mundo têm de perecer com o uso. Sejamos sábios, e construamos para a eternidade. Não nos podemos permitir perder ociosamente nossos preciosos momentos, ou empenhar-nos em atarefadas atividades que não trazem frutos para a eternidade. Seja o tempo até aqui dedicado ao ócio, à frivolidade, ao mundanismo, empregado em adquirir conhecimento das Escrituras, em embelezar nossa vida, e beneficiar e enobrecer a vida e o caráter dos outros. Esta obra encontrará a aprovação de Deus, e nos conquistará a bênção celeste do “Bem está”. Mateus 25:23.
Ellen G. White, Nossa Alta Vocação, pág. 182.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Igreja Adventista produz webserie baseada no livro "O Grande Conflito"


PRIMEIRO EPISÓDIO FOI APRESENTADO NO FÓRUM WEB ADVENTISTA
Com a intenção de unir o foco das iniciativas de evangelismo virtual, o I Fórum Web Adventista foi, entre outras coisas, uma oportunidade de incentivar e divulgar novos projetos que tem sido lançados em vários lugares do mundo. Um deles, apresentado por Garrett Caldwell, diretor mundial de Relações Públicas da Igreja Adventista, foi uma série para a internet baseada no livro "O Grande Conflito" chamada "The Record Keeper".

O primeiro episódio, que possui cerca de oito minutos, foi exibido na íntegra para os participantes do evento. Pelo que pôde ser visto nas primeiras cenas, a história apresenta dois personagens que chegam dentro de uma sala para revelarem alguns fatos, enquanto uma mulher ouve e grava as declarações. Ao decorrer das falas, há um clima de desespero profundo, pois a ação de um dos personagens afetou "homens justos de todos os continentes". Apesar de ser um enredo simbólico, há referências claras a rebelião ocorrida no céu, descrita por Ellen G. White.

A webserie deverá ter mais de duas horas de duração e será disponibilizada gratuitamente.
Em breve, mais informações.
ASSISTA:


Patrícia Ferreira
(44) 3220-7760 ou  (44) 9835-2636
Jornalista (Mtb – 8778/PR)
Assessora de  Comunicação
Associação Norte Paranaense - ANP

terça-feira, 26 de junho de 2012

O vinho da santa ceia foi alcoólico ou não-alcoólico?



Vinho - o puro suco de uva
Na história da humanidade, muitos dos sofrimentos pelos quais esta passou foi devido ao uso de bebidas alcoólicas. Isto é visto também nos tempos Bíblicos, pois muitas faziam coisas impensadas e desastrosas devido ao entorpecimento que o álcool causou em suas mentes.

Podemos ter certeza disto pelo fato de que na bíblia Deus sempre condenou o uso do álcool. Provérbios 20:1 diz: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio”.  No capítulo 23 encontramos: “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?  Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.  Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco.  Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades.  Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro  e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber. (Provérbios 23:29-35)

Em toda a Bíblia o vinho e bebidas alcoólicas são condenados: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”, (Efésios 5:18). “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas”! (Habacuque 2:15). “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Isaías 5:11).

A palavra vinho na bíblia refere-se tanto ao alcoólico quanto ao não alcoólico. Par sabermos o tipo de vinho usado por Jesus, temos de ir ao contexto das Escrituras: “Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos e não os destruirei a todos”. (Isaías 65:8 RA).

Nesse verso, vemos que a palavra vinho foi usada para descrever o suco natural da uva. Portanto, o vinho em que “há bênção” é o suco da uva, natural, e não o alcoólico. O uso deste é aprovado por Deus.

As escrituras dizem claramente que os que usam o vinho fermentado destroem o corpo que é o “Templo (ou santuário) do Espírito Santo” e estão trazendo condenação para si: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. (1 Coríntios 6:19-20). “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.  Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. (I Coríntios 6:9-11).

Com estes fatos, podemos concluir com toda a certeza de que o vinho utilizado por Jesus na santa ceia não era alcoólico.  O Senhor sabia das orientações bíblicas de que não se deve usar álcool e também de que por causa do mesmo, muitas famílias foram destruídas e, infelizmente, ainda seriam no futuro.

domingo, 24 de junho de 2012

Hospital Sírio Libanês homenageia clube adventista de doação de sangue



Hospital  Sírio Libanês
22/06/2012 - O dia mundial do doador de sangue foi lembrado com alegria e comemoração para os 6.500 integrantes do Clube ADV, predominantemente composto por jovens adventistas. Isto porque, na última quinta-feira, dia 14, o hospital Sírio-Libanês homenageou os doadoresdo Clube, que já contribuiu com 3 mil doações ao hospital.

Durante a cerimônia o diretor do banco de sangue - que também é presidente da Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, ISBT, com sede em Amsterdam, na Holanda - proferiu algumas palavras e agradecimento pela ação solidária. “Um único grupo realizar 3 mil doações ao hospital é como se eles fossem responsáveis por três meses inteiros do suprimento sanguíneo deste hospital, o que é algo realmente importante”, avalia o doutor Silvano Wendel.

A Igreja Adventista como instituição também recebeu menção dada a frequência de doadores ao banco de sangue. Doadores estes que não se destacam apenas pela regularidade, mas também pela qualidade do material sanguíneo. De acordo com o hospital normalmente cerca de 30% dos grupos que comparecem ao local não podem efetivar a doação. Nos grupos adventistas, o índice é de apenas 5%. “Os doadores adventistas são pessoas saudáveis, são doadores de repetição, têm um sangue seguro e eles doam duas vezes por ano aqui com a gente”, declara Alania Russo, coordenadora de captação de doadores do hospital Sírio-Libanês.

Solidariedade corre na veia

Além das premiações a grupos, o Hospital também agradeceu e homenageou doadores específicos que já registraram 25, 50, 100 e até mesmo 150 doações ao banco de sangue local. Neste hospital, apenas uma pessoa alcançou o índice de 150 doações. Foi o engenheiro mecânico José Custódio da Matta, que começou a ação a partir de uma necessidade de um parente e nunca mais parou. “Precisamos de mais ações para conscientizar e educar as pessoas para este ato”,avalia.

Alfredo Quiroz também tem registros de 150 doações combinadas entre plaquetas e sangue. “Minha veias foram todas furadas. Mas quando eu vejo as veias eu gosto porque imagino que devo ter salvado muitas vidas”, conta. A ação solidária de Quiroz aconteceu nos cerca de 35 bancos de sangue atendidos pelo Clube em São Paulo. Ele fala sobre as razões que o impulsionam ao trabalho. “Eu fiz um pacto com meu sobrinho e este pacto me leva a decidir que cada dia eu tenho que dar muito mais de mim”, conta.

O pacto mencionado por Alfredo está relacionado à história do Clube ADV. Ele surgiu a partir de uma necessidade de um sobrinho enfermo que precisou de transfusão. Infelizmente o sobrinho não resistiu à enfermidade e faleceu. Antes, porém, ele pediu ao tio que levasse adiante o projeto de criar um grupo de doação de sangue. O tio cumpriu a promessa e há 8 anos luta pela causa.

O Trabalho voluntário acontece em parceria com o Unasp, campus São Paulo. Atendendo diversos bancos de sangue da capital paulista, o Clube realiza doações previamente agendadas e preferencialmente aos sábados, conforme explica a vice-diretora Aruane Quiroz, esposa de Alfredo. “Para levar grupos de pessoas a cada semana temos líderes que movimentam estas pessoas. Como estes líderes já tem o trabalho de comunicação com os doadores nós damos o suporte de agendamento conciliando com uma lista de pacientes necessitados”. 


terça-feira, 19 de junho de 2012

Evidências - Seria Jesus um plágio?

A vida, morte e ressurreição de Jesus foram um plágio? 

Você já ouviu falar de teoria da Conspiração? Provavelmente sim, senão, pelo menos já viu algumas de suas propagandas em documentários, revistas, e, principalmente, na Internet os teóricos da conspiração amam assustar o povo com ideias factoides de uma ameaça iminente que os governos querem esconder, mas que todos deveriam saber para salvar suas vidas. Alguns no entanto teriam descoberto a trama e agora correm para alertar a humanidade.

Será que o mesmo aconteceu com o cristianismo?

Assista ao vídeo abaixo:


Devemos orar sempre ajoelhados?



Oração
Sobre a maneira que devemos orar, não há na Bíblia um só texto que indique ser ”de joelhos” a única maneira correta, mesmo sendo esta a forma padrão.

Comunhão é mais importante

Para Deus não importa a posição que oramos e sim que tenhamos comunhão com Ele. De uma maneira ou outra, nossa oração é ouvida por Deus. Por exemplo, quando caminhamos pela rua, no momento em que estamos trabalhando… Nossa vida deve ser uma constante oração e nem sempre estaremos em locais apropriados para orar ajoelhados.

Quando Jesus ensinou os discípulos a orarem (Mateus 6:5-15), não fez a mínima referência de que devêssemos orar apenas ajoelhados. Se este fosse um assunto vital, será que Ele não teria mencionado?

Posições de oração na bíblia

Vemos nas Escrituras diversos exemplos de pessoas que “não oraram de joelhos” e mesmo assim foram atendidas pelo Eterno. Eis alguns deles:

Jonas (Jonas 2:1-10) – Ele orou de dentro da barriga do peixe; certamente ele não pôde ajoelhar-se nesta situação… mesmo assim Deus o ouviu.

Neemias (Neemias 2:4). No momento em que estava perante o rei Artaxerxes, elevou uma oração a Deus; não estava ajoelhado.

Ezequias (Isaías 38:1-5). Mesmo estando “deitado”, Deus ouviu sua oração.

O ladrão na Cruz (Lucas 23:42). Ali ele estava rogando a Jesus. O Senhor o ouviu e ainda prometeu levá-lo para Seu reino futuramente.

O publicano é apresentado na parábola como orando “em pé” (Lucas 18:13). Se orar ajoelhado fosse uma regra, Cristo teria contado a parábola de modo a apresentar o personagem nessa posição. Mesmo orando ‘em pé’, o publicano “desceu justificado”.

O Senhor Jesus Cristo em certas ocasiões orou de outras maneiras, e não ajoelhado: na ressurreição de Lázaro (João 11:38-43), na cruz (Lucas 23:33-34), entre outros textos
.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Missão Calebe - Férias de Julho



Boa tarde Diretores, queremos convidá-los para a Missão Calebe destas férias de julho.
Alguns Distritos desejam receber Calebes para abrilhantar seus projetos do 2º Semestre.
Deixe sua Marca de Calebe e viva suas férias no topo!

A Inscrição custará R$ 5,00 (somente valor do seguro) pois não teremos materiais
Mas terão a disposição de vocês alojamentos e alimentação oferecida pela IASD Local da Missão.

Interessados entrar em contato até sexta-feira dia 22 de junho
para receberem as demais informações.

Obrigada
Att,

domingo, 17 de junho de 2012

Sem beijo e sem sexo até o dia do casamento...


Bom dia meus amigos... a reportagem que publico na íntegra a seguir é uma prova de que os conceitos bíblicos ainda são muito atuais... 


Em uma das páginas do Facebook Que tem como título "Eu Escolhi Esperar" encontrei os seguintes registros: 527.451 curtiram · 388.872 falando sobre isso


É realmente impressionante a forma como, lá no fundo, o ser humano deseja manter o que é correto e direito. 


Diante de uma reportagem deste tipo, a esperança ressurge em nossos corações e mesmo sabendo que o 'inimigo' será cada vez mais decisivo contra os filhos de Deus, temos que erguer a bandeira do cristianismo mais e mais para que o mundo perceba os benefícios de seguir ao Senhor Jesus Cristo. 


Não podemos desistir. Em breve o Senhor Jesus dará um fim a tudo isso e todas as coisas voltarão ao seu estado original. 


Que Deus o abençoe neste dia!


bye,
Delmar.


***


Jovens evangélicos adeptos da 'corte' optam por abdicar do contato físico.

Psicóloga argumenta que sociedade deturpou o sexo e a sensualidade.

Kelly MartinsDo G1 MT
casal de namorados em Cuiabá (Foto: Arquivo pessoal)Casal já agendou o casamento para março de 2013
(Foto: Arquivo pessoal)
Eles não beijam na boca durante o namoro e defendem o sexo somente após o casamento. O objetivo: conhecer o verdadeiro amor. Este é o estilo de relacionamento que muitos jovens evangélicos têm adotado como princípio para uma vida “emocionalmente saudável”. É o que o universitário Rafael Almeida, de 22 anos, e Heloísa Lugato, de 24 anos, formada em direito, garantem estar vivenciando há mais de um ano.
O casal conta que os dois são adeptos da pureza sexual até o casamento e durante este período de relacionamento não tiveram relação sexual. “Preferi me preservar. Nos abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, comenta Rafael. Ele destaca também que a escolha ajuda ainda em ter uma vida emocional equilibrada.
Para Heloísa, a união do casal está respaldada na santidade e em princípios que estão descritos na bíblia. Ela argumenta que o contato físico pode contribuir para que o namoro saia do foco e, por conta disso, o máximo que fazem é pegar na mão e abraçar. “Sabemos que o beijo não é pecado, até porque a bíblia não se refere a isso. Porém, o sexo é, por isso evitamos. Mas não se trata de uma regra. Somos livres para optar e escolher”, pontua.
A jovem disse que já teve outros relacionamentos fora da igreja e que as experiências só reforçam o estilo adotado no namoro atual. “Somos guardados do prejuízo que é ter um coração machucado e ferido”.
Corte
O casal já marcou a data do casamento para o mês de março de 2013. E para chegar até lá, Rafael e Heloísa contam que o namoro dos moldes atuais foi trocado para a modalidade “corte”, no sentido de resgatar valores que se perderam.
Mas para Rafael, isso não é uma tarefa fácil. Ele ressalta que o preconceito da sociedade é grande e que a castidade ainda é um assunto polêmico. Cursando engenharia civil, o universitário disse que já foi até chamado de louco por colegas. “A postura vai contra as regras ditadas pela sociedade. É difícil para muitos aceitarem que alguém em pleno século 21 pense assim. No entanto, quando se tem convicção, seguimos em frente”, avalia.
Veredas antigasO pastor Heitor Henrique Laranjo, de 27 anos, explica que a área sentimental é a que mais aflige o solteiro. Responsável por trabalhos desenvolvidos com jovens e adolescentes na Igreja Videira, em Cuiabá, o pastor avalia que muitos jovens estão tendo diversos relacionamentos e que chegam a um ponto de frustração emocional muito cedo.
Ou então, segundo Heitor, chegam ao casamento e não conseguem sustentá-lo por falta de amadurecimento. Além disso, percebem que se casaram com a pessoa errada. “Por isso a corte é diferente do namoro, pois preserva o conhecimento entre o casal. Não é respaldado em beijo ou sexo. Voltamos ao tempo em que nossos pais e avós namoravam na sala com a presença da família toda”, reforça.
O molde de relacionamento tem ganhado cada vez mais adeptos nas igrejas evangélicas do país. O movimento “Eu Escolhi Esperar”, por exemplo, que prega a virgindade até o matrimônio tem sido disseminado cada vez mais nas redes sociais e já ganhou millhares de seguidores no Facebook e Twitter.
A adesão à corte, conforme o pastor Heitor Henrique, é feito por casais, preferencialmente a partir de18 anos e que têm o objetivo de casamento. “É muito maior que um movimento de pró-sexualidade. É o resgate das veredas antigas”, observa.
PrecoceA doutora em psicologia comunitária Maria Auxiliadora de Oliveira avalia que a sociedade contemporânea deturpou o sexo ao explorar a sensualidade. Segundo ela, está cada vez intenso o desenvolvimento precoce da sexualidade, o que tem aumentado os casos de gravidez na adolescência.
“A questão afetiva e familiar hoje está banalizada. São muitos jovens e adolescentes começando uma vida sentimental sem estrutura. Sabemos que cada coisa tem o seu tempo e priorizar isso ajuda a minimizar os problemas que afetam a juventude”, frisou Maria Auxiliadora.
Frutos
Casal optaram em preservar a pureza sexual até o altar (Foto: Arquivo Pessoal)Casal optou em preservar a pureza sexual até o
altar (Foto: Arquivo Pessoal)
Os frutos de um relacionamento preservado na pureza sexual, são o que o casal Sandro Cruz, de 28 anos, e Maria Aparecida de Assis da Cruz, de 29, garantem estar colhendo. Com apenas três de meses de namoro, eles se casaram e optaram pela castidade até subir ao altar.
Para Sandro foi a melhor opção que fez, após ter namoros fora dos padrões da igreja que geraram problemas sentimentais. “Começamos a nos conhecer e o sentimento foi aumentando. Percebi que já poderia me casar e fiz tudo dentro que acreditei estar correto. Hoje percebo que valeu à pena porque tenho um casamento recheado de respeito, confiança e carinho”, revela.
Maria Aparecida, que tem uma filha de sete anos, disse que não teve dúvidas em se preservar. Ela disse que foi difícil a caminhada, mas a vontade de encontrar o verdadeiro amor falou mais alto. “A questão é dar valor às coisas que se perdem no decorrer da relação. Nossa prioridade foi a amizade e a base do evangelho. Hoje vejo o quanto essa escolha fez a diferença em minha vida”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ANP se despede dos pastores Milton Andrade, Isaac de Almeida e Eliandro Gonçalves


ANP AGRADECE PASTORES PELO TRABALHO REALIZADO





















A comissão diretiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região norte do Paraná esteve reunida na manhã de hoje, dia 12 de junho. Entre os assuntos abordados foi votada a transferência dos pastores Milton Andrade, Isaac de Almeida e Eliandro Gonçalves.

O pastor Milton Andrade foi nomeado secretário da Associação Sul-Riograndense. Foram votados também os chamados do pastor Isaac de Almeida como secretário da Missão Oeste Paranaense e do pastor Eliandro Gonçalves para a Associação Sul Mato-grossense.
"De maneira especial queremos agradecer a esses companheiros e a professora Élvia Andrade pelos anos de dedicação a Associação Norte Paranaense. Que Deus continue abençoando-os nos novos campos de trabalho e desafios" agradece o pastor Ronaldo Bertazzo, presidente da ANP.

por Patricia Ferreira
Associação Norte Paranaense

Capelania Adventista no Aeroporto de Guarulhos



Capelania Adventista no Aeroporto de Guarulhos
12/06/2012 - Guarulhos, SP...[ASN] O Aeroporto Internacional de Guarulhos tem cerca de 30 mil funcionários. Calcula-se que 80 mil pessoas passem pelo local todos os dias. Devido ao grande número de viajantes que passa no local, em 1987 a administração do aeroporto resolveu criar uma capela para orações. Começou com missas católicas. O projeto cresceu e, hoje várias denominações utilizam o ambiente. No último dia 24 de maio, foi realizada a primeira programação da Igreja Adventista na sala.

No inicio do mês de março, foram feitos os primeiros contatos oficiais, com os representantes da Infraero, no qual ficou decidido que a igreja Adventista ocuparia três horários por semana. Segunda-feira das 16h10 às 19h50, quinta-feira das 16h10 às 19h50 e aos sábados das 16h10 as 17h50. As atividades têm total apoio da Associação Paulista do Vale (APV), e conta com a participação dos pastores da cidade de Guarulhos. Um material exclusivo foi desenvolvido em forma de passaporte, e é entregue juntamente com um livro ‘A Grande Esperança’. 

O coordenador do projeto, pastor Heber Mascarenhas, conta que existe um grande potencial a ser explorado nesse trabalho. “O movimento de pessoas é intenso”, destaca. “Certamente o Espírito do Senhor nos ensinará os melhores métodos para levar a mensagem de esperança naquele movimentado aeroporto”, afirma Mascarenhas. Segundo os cálculos da Infraero entre 5 a 6 milhões de pessoas circulam anualmente pelo corredor principal do Aeroporto de Guarulhos, onde a sala está situada. 

Perto da capela encontram-se cartazes indicando a sala de oração. Com o chamado “Este é um lugar de esperança, seja bem-vindo!” os viajantes são convidados para entrar e retirar o passaporte da esperança. Parecido com o tradicional passaporte necessário para viagens internacionais, tem em sua capa, a frase: “Republica Federativa da Esperança”. Dentro do material uma breve sinopse personalizada sobre o livro distribuído. “A Grande Esperança (com tiragem superior a 160 milhões de cópias no mundo), um livro que expressa no contexto da existência humana, o desejo de todo viajante: Chegar ao destino final com segurança!”.

Um dos pastores participantes do projeto Rodrigo Cerencovich salienta ser essa uma oportunidade para abrir as vitrines da igreja Adventista no aeroporto. “São pessoas de todos os estados e países que passam por ali, e têm a oportunidade de nos conhecer e eventualmente contatar-nos”, destacou Cerencovich, contando que nestes primeiros contatos com as atividades, alguns testemunhos já foram relatados. Um deles foi de um viajante da Bahia que se identificou como adventista. Ele viajava com duas senhoras, e uma delas já havia lido o livro ‘A Grande Esperança’, e estava agora, à procura de estudos bíblicos. “Ao verem nossa igreja integrada numa missão organizada nos mais diversos lugares, isso deve trazer um impacto muito positivo a nosso respeito”, reflete o pastor.

O coordenador do projeto lembra que existem capelães adventistas atuando em aeroportos de alguns países, mas ainda não ouviu nada sobre atividades adventistas em capelas ecumênicas dentro de aeroportos. “É um trabalho novo, diferente de tudo o que já experimentei em meu ministério”, conta. Sendo que a Sala pertence à Infraero, é preciso atuar com prudência, porque a concessão dos horários, em caso de queixas pode ser retirada.

“O local aparenta ser de oração e não de culto, embora outras igrejas façam cerimônias por lá”, conta o pastor Felipe Feitosa.  As pessoas que por ali passam demonstram ter fé, as crenças são diversas, alguns fazem sinal da cruz, outros falam com Deus de olhos abertos e falam de tal forma, que para quem fica olhando acredita que tem alguém do lado deles. 

Feitosa relembra de um fato especial, que sem saber o jeito certo de abordar, viu uma senhora entrando na capela e disse: “Pode pegar o seu livro, é especialmente para você. Ela abriu e ficou lendo”. A mulher perguntou de onde ele era, e começou a falar o motivo de estar ali. Contou que encontrou uma senhora no banheiro do aeroporto que comentou com ela que um parente havia sido assassinado e ela ficou muito comovida com a notícia mesmo sem conhecer aquela que lhe contava história. E no final da conversa, a senhora enlutada pediu que ela orasse a Deus para confortar, e por esse motivo foi até a sala de oração. O pastor orou com ela, e a mesma disse que passaria a frequentar todos os dias aquele local. “Deus dirige tudo”, afirma o pastor.

A sala tem capacidade para 40 pessoas. Fica no piso de embarque, no corredor de interligação entre os terminais de passageiros 1 e 2. Para quem quiser entrar em contato foi criado um e-mail capelania.aeroporto@esperanca.com.br .

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Reflorestar o mundo não impedirá o Aquecimento Global



A investigação, que recorreu à modelação computacional, chegou à conclusão que a substituição de todas ou de metade das áreas cultivadas do planeta por florestas até 2060 resultaria, apenas, numa redução das temperaturas globais em 2100 de 0,45 ºC ou 0,25 ºC, respectivamente.

Cientistas canadianos publicaram recentemente na revista Nature Geoscience um estudo analisa a eficiência da reflorestação do planeta no combate às Alterações Climáticas.

Os investigadores Vivek Arora e Alvaro Montenegro da Environment Canadá/Universidade de Victoria (British Columbia) e da Universidade de St Francis Xavier, recorreram à modelação computacional para determinar o impacto da conversão em florestas das áreas agrícolas no que diz respeito à limitação da subida da temperatura.

Os seus resultados indicam que a substituição de metade ou de todas as zonas cultivadas por florestas até 2060 resultaria apenas numa diminuição das temperaturas em 2100 na ordem dos 0,25 ºC e 0,45 ºC, respectivamente.

Deste modo, afirma Vivek Arora “Os benefícios globais no que diz respeito à temperatura de qualquer reflorestação realista devem ser marginais”.

A investigação revelou ainda que nem todas as florestas contribuem de forma igual no combate ao Aquecimento Global, sendo as florestas tropicais 3 vezes mais eficientes do que as áreas florestais cobrem as regiões de latitudes mais elevadas, como resultado da sua capacidade de arrefecimento do meio envolvente decorrente da evaporação de água, que aumenta a reflexão da luz solar.

Os autores deste estudo defendem por isso que a importância das florestas nas zonas tropicais está a ser subestimada quando se avalia o seu potencial para contrariar o aumento das temperaturas exclusivamente através da sua capacidade de absorver e armazenar de carbono.

Esta função de captura e armazenamento do dióxido de carbono constitui a base do Programa de Redução das Emissões resultantes da Destruição e Degradação das Florestas (REDD), através do qual os países em desenvolvimento são pagos para preservar as suas florestas de acordo com a quantidade de CO2 que retêm.

sábado, 9 de junho de 2012

Anjos no lar



Porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Salmos 91:11, 12.
Anjos de Deus vigiam sobre nós. Na Terra há milhares e dezenas de milhares de mensageiros celestes, enviados pelo Pai para impedir Satanás de obter qualquer vantagem sobre os que se recusam a andar no caminho do mal. E esses anjos, que guardam os filhos de Deus na Terra, estão em comunicação com o Pai, no Céu. “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque Eu vos digo que os seus anjos nos Céus sempre vêem a face de Meu Pai que está nos Céus.” Mateus 18:10.
Quase não reconhecemos que anjos estão ao nosso redor; e esses preciosos anjos, que ajudam aos que hão de ser herdeiros da salvação, guardam-nos de muitas, muitas tentações e dificuldades. Toda a família do Céu está interessada nas famílias cá de baixo; e quão gratos devemos ser por este interesse manifestado em nosso favor dia e noite!
Palavras impacientes e descaridosas, pronunciadas em nosso lar, os anjos ouvem; e quereis vós defrontar nos livros do Céu um registro das palavras impacientes e apaixonadas que pronunciastes no lar? A impaciência traz o inimigo de Deus e do homem ao vosso lar, e afugenta os anjos de Deus. Se permaneceis, em Cristo, e Cristo em vós, não podeis falar palavras de ira.
Pais e mães rogo-vos, por amor de Cristo, que sejais bondosos, ternos e pacientes em vosso lar. Então luz e calor penetrarão em vosso lar, e sentireis que efetivamente brilhantes raios do Sol da Justiça estão resplandecendo em vosso coração.
É a ausência das graças do Espírito de Deus que deixa o lar em estado sombrio e infeliz. Vosso lar deve ser um bendito santuário onde Deus possa entrar, e onde Seus santos anjos vos possam ajudar. Se se manifestam impaciência e desamor mútuos, os anjos não podem ser atraídos para vosso lar; mas onde habitam amor e paz, esses seres celestes gostam de apresentar-se e levar ainda mais da santa influência que irradia do lar do alto.
Ellen G. White, Cuidado de Deus, pág. 159.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Posição da Igreja Adventista quanto a Dependência Química



A Igreja Adventista do Sétimo Dia, organizada oficialmente em 1863, tratou no início de sua história do uso de fumo e bebidas alcoólicas.
A igreja condenou o uso de ambos como destrutivos à vida, à família e à espiritualidade. Adotou, na prática, uma definição de temperança que enfatizava “total abstinência do que é prejudicial, e uso cuidadoso e judicioso daquilo que é bom”.
A posição da igreja com respeito ao uso do álcool e do fumo não mudou. Em décadas recentes, ela tem promovido ativamente a educação antiálcool e antidrogas dentro da igreja, e, em união com outras agências, tem educado a comunidade mais ampla na prevenção do alcoolismo e dependência de drogas.
A igreja criou um “Programa para Deixar de Fumar” no início da década de 1960 que teve um alcance mundial e tem ajudado dezenas de milhares de Fumantes a se libertarem do vício. Originalmente conhecido como “Plano para Deixar de Fumar em Cinco Dias”, pode ser considerado o mais bem-sucedido de todos os programas antitabágicos.
A criação em laboratórios de centenas de novas drogas e a redescoberta e popularização de antigas substâncias químicas naturais como a maconha e a cocaína agravou um problema outrora simples e apresenta um crescente desafio à igreja e à sociedade. Em uma sociedade que tolera e mesmo promove o uso de drogas, o vício é uma crescente ameaça.
Redobrando seus esforços no campo da prevenção da dependência, a igreja está desenvolvendo novos currículos para suas escolas e programas de apoio para ajudar os jovens a permanecer abstinentes.
A igreja está também procurando ser uma voz influente em chamar a atenção da mídia, das autoridades públicas e dos legisladores para o dano que a sociedade está sofrendo com a contínua promoção e distribuição do álcool e do fumo.
A igreja continua crendo que a instrução de Paulo em I Coríntios 6:19 e 20 é aplicável ainda hoje: “o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo”; devemos glorificar a Deus em nosso corpo. Pertencemos a Deus e somos testemunhas de Sua graça. Devemos esforçar-nos para estar na melhor forma, física e mental, a fim de que possamos desfrutar Sua comunhão e glorificar o Seu nome.
Esta declaração foi liberada pelo então presidente da Associação Geral, Neal C. Wilson, após consulta com os 16 vice-presidentes mundiais da Igreja Adventista, em 5 de julho de 1990, durante a assembléia da Associação Geral realizada em Indianápolis, Indiana.
Fonte: Declarações da Igreja

quinta-feira, 7 de junho de 2012

“Santos juninos” têm ligação com candomblé



No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé. A associação entre os santos e orixás, no entanto, não leva em conta a história de cada santo nem as características que o tornam conhecido. “Esse sincretismo teve origem durante a escravidão, porque os negros não podiam ter sua própria fé, eles eram obrigados por seus senhores a rezar para santos católicos. Para resolver esse problema, eles usavam imagens de santos católicos em suas orações e as equiparavam a seus orixás, mas essa associação foi feita aleatoriamente”, diz ao G1 o Pai de Santo Maurício dos Santos Roberto, conhecido como Pai Rouxiluanda.
Os dias em que são realizadas as festas dos santos e dos orixás também coincidem, segundo Pai Rouxiluanda. O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho e abre os festejos juninos. Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo casamenteiro por ajudar moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.
Pai Rouxiluanda esclarece que, com o passar dos anos, alguns terreiros deixaram de associar a imagem de santos católicos a orixás. Ainda assim, em Salvador, por exemplo, a tradição ainda é marcante e as celebrações juninas contam com festas para os orixás, assim como fazem os católicos para os santos.
“Uma celebração do candomblé é como uma festa, em que fazemos oferendas aos orixás, dançamos, cantamos para as entidades e nos confraternizamos”, diz o Pai de Santo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

O Enem e os guardadores do sábado



Os adventistas e a prova do ENEM

Os alunos guardadores do sábado conseguiram um acordo verbal com o Inep para que possam realizar a prova do Enem depois do pôr-do-sol desse dia.

Acompanhe a entrevista que a Rádio Novo Tempo fez com Douglas Menslin, diretor geral da Rede Educacional Adventista para o sul do Brasil.

De acordo com Menslin, é necessário que haja preparação tanto intelectual como emocional para realizar a prova.

Rádio Novo Tempo – Os participantes que guardam o sábado devem especificar essa informação no momento da inscrição? Como?

Douglas Menslin - Dentro daquilo que o MEC coloca, na portaria do Enem, na inscrição, que começou nessa última segunda-feira, existe um link, uma caixa de mensagem destinada a todos aqueles que precisam de atendimento especial. E ao clicar nesse link abrirá ali uma séria de solicitações para o aluno que pertence à Igreja Adventista e pretende fazer o Enem em um horário especial.  Tem uma caixa dizendo o seguinte: guardadores do sábado. Ao clicar nessa caixa texto, ele já estará selecionado para participar no programa especial, e ai será um atendimento direcionado após o horário do pôr-do-sol.

Rádio Novo Tempo – As provas vão acontecer nos dias 3 e 4 de novembro. Como os participantes devem proceder nesse dia?

Douglas Menslin - Antes desse dia tem que haver a inscrição que começou na última segunda-feira (28), e vai até meados do mês de junho. Nesse dia vai ter que entrar no processo do Enem no dia 3 de novembro, junto com todos os outros alunos, às 13h. Ele entra com todos os outros alunos por ter se inscrito em um programa especial necessitando de um atendimento especial, ele vai ser conduzido para uma unidade de aplicação do exame, onde terão vários outros candidatos, que selecionaram a solicitação de não fazer a prova no horário do sábado. Ele terá que ficar em um lugar reservado desde 1 hora da tarde até o horário após o  pôr-do-sol e então irá realizar sua prova. Eles têm que participar do processo como todos os outros candidatos, entrando no horário demarcado, ficando em reclusão até o final do pôr-do-sol, e após esse horário já com as provas em mãos, ele irá executar a prova até o horário determinado pela comissão avaliadora.

“É necessário que haja preparação tanto intelectual como emocional para realizar a prova.”
Douglas Menslin.

Rádio Novo Tempo – Em sua opinião, o tempo de espera dos estudantes pode comprometer o rendimento durante a prova do Enem?

Douglas Menslin - É necessário que se faça um preparo psicológico antes, sem dúvida. Você vai ficar parado na sala das 13h  até as 19h, dependendo da região do país, é um período muito extenso. Nós como instituição adventista, temos procurado juntos aos órgãos competentes, facilitar aos alunos uma situação de relaxamento, em que ele possa ficar mais a vontade. Em que nesse ambiente, que normalmente é uma sala de aula, ele possa beber água, circular. Em alguns lugares eles têm conseguido ter momentos de meditação, momentos de leitura da bíblia, momentos aonde podem estar discutindo entre o grupo situações voltadas para sua espiritualidade. Porem em alguns lugares existem situações onde nossos alunos ou candidatos nessa categoria dos guardadores do sábado, não podem realizar nenhuma atividade a não ser ficarem sentados na sua carteira, no seu local determinado, e alguns casos, pedem até que os alunos não se levantem nem se comuniquem. Logicamente isso acaba sendo desgastante tanto fisicamente quanto emocionalmente. Daí é muito importante estes candidatos adventistas, se prepararem não só no conhecimento para realizar esse exame, mas emocionalmente, sabendo que eles vão ficar reclusos, em um ambiente separado, com outros colegas e pessoas que estão ali pelo mesmo motivo, que é um motivo de fé. E esse preparo anterior é essencial para não desestimulá-los e não causar também um stress por ocasião da prova.

Rádio Novo Tempo – E o que os alunos podem fazer enquanto esperam até o momento da prova? O que eles podem levar para dentro da sala? O que não é permitido?

Douglas Menslin – Eles não podem levar nada absolutamente nada a mais do que os outros candidatos podem levar. O que se pode levar é lápis, caneta, borracha e uma régua. Fora isso, eles não podem levar nada, não podem levar nenhum material escrito, não podem levar uma Bíblia, nenhum outro material digital, nem eletrônico. Eles estarão indo somente com ferramentas de escrita, que é uma exigência para todos os candidatos. Como os adventistas são candidatos inscritos em uma categoria especial, eles devem se submeter a regra geral. Por isso eles precisam estar bem preparados psicologicamente, devem estar conscientes de que eles estão ali em um programa de fé que vai demonstrar a sua crença e certos de que terão a benção de Deus naquele momento.

Rádio Novo Tempo

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alunas vivem namoro secreto e são expulsas de colégio interno

Traumatizada, uma delas, Arianne, entrou com um processo contra a escola logo em seguida, pedindo R$ 50 mil de indenização por danos morais.


Você vai conhecer a história de duas meninas de 17 anos, alunas de um colégio interno no Brasil. Durante seis meses, elas viveram um namoro secreto. Até que os professores ficaram sabendo de tudo. O desfecho foi dramático. E o caso acabou na justiça. 

A notícia se espalhou rapidamente pelo Instituto Adventista Brasil Central, um colégio interno da cidade de Abadiânia, no interior de Goiás. A diretoria da escola havia descoberto um romance entre duas garotas e estava reunida em uma comissão disciplinar. Quando isso acontece, os estudantes sabem que vem punição pesada por aí. “As regras são muito rígidas. A gente tem que seguir muitos padrões”, conta uma jovem. 

Os pastores e professores analisaram cartas de amor trocadas entre as meninas. E foi dado o veredicto: elas deveriam ser expulsas imediatamente. Isso aconteceu em outubro de 2010. 

Traumatizada, uma delas, Arianne, entrou com um processo contra a escola logo em seguida, pedindo R$ 50 mil de indenização por danos morais. A decisão da Justiça ainda deve demorar pra sair. A primeira audiência só aconteceu há duas semanas. “O objetivo do processo é evitar que outras pessoas sejam vítimas de um comportamento bárbaro, próprio da idade média da inquisição”, afirma Marilda Pacheco, mãe de Arianne. 

Ariane hoje tem 19 anos e mora com a mãe em Orlando, nos Estados Unidos. A repórter Elaine Bast foi até lá conversar com as duas. “Essa Arianne que você vê hoje aqui mal conversava, parecia um bichinho acuado, se achando o pior dos seres”, conta Marilda. 

Quase sempre de cabeça baixa, a menina desabafa: “Não tive chance de falar. Eu pedi só para eles uma chance, só que eles falaram que não dava, porque eles não aceitavam aquilo no colégio, namorar outra menina”. 

Arianne conta que ficou sabendo da decisão da diretoria pouco antes de entrar na sala de aula: “Eu fui segunda-feira para aula, e o pastor Geraldo pegou no meu braço e disse que eu iria embora naquele momento. Eu pedi para me despedir dos meus amigos e ele falou que não”, lembra. 

“Na época da expulsão dela, eu entrei em contato com a escola e eles me disseram que para eles homossexualismo é crime. É um crime tão sério quanto matar ou roubar”, revela a mãe da jovem. 

Procurada pelo Fantástico, a escola negou as acusações de homofobia e alega que o motivo da expulsão foi outro. 

“A verdade é que ela infringiu uma regra clara da escola e por isso ela recebeu a sanção do afastamento, a questão da intimidade sexual. O aluno, independente se é um relacionamento homossexual ou heterossexual, ele recebe a mesma consequência”, afirma o diretor do colégio Weslei Zukowski. 

O colégio considera como faltas graves o uso de droga, armas e o ato sexual. A punição é o desligamento imediato do aluno. 

“A informação chegou por meio das amigas. Ouviram os comentários sobre o que elas tinham feito”, declara o diretor. 

Mas Arianne nega que tenha feito sexo com a namorada. Ela mostra na ata da reunião da escola a prova do que, para ela, foi o verdadeiro motivo de sua expulsão: a frase "postura homossexual reincidente". 

“Se ela expressa um preconceito, não vou dizer que sim ou que não. Isso vai da mentalidade de cada um, mas a verdade é que houve o fato, houve o ato”, diz o diretor. 

Fantástico: A escola aceita alunos homossexuais? 
Diretor do colégio: O colégio aceita, muito embora explique as regras do contato físico. 
“Discriminação é uma coisa ruim e pode acabar muito com uma pessoa”, ressalta a jovem. 

Arianne perdeu contato com a maioria dos ex-colegas de escola e nunca mais viu a ex-namorada. Ela revela que está com dificuldades em se adaptar à vida nos Estados Unidos, mas, para o Brasil, não deve voltar tão cedo: “Eu não gosto de morar aqui, mas é bom um lugar diferente eu não preciso ficar lembrando as coisas do passado”. 


fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo